A CarmoForm e a Portilame voltam a unir-se num projeto de reabilitação no centro histórico de Coimbra. A intervenção dará nova vida ao antigo edifício do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), que será transformado numa residência universitária com 156 camas.
O projeto prevê a recuperação do antigo edifício do ISCAC, que se encontrava devoluto, para criar uma residência com 156 camas, distribuídas por três edifícios.
A empreitada geral está a cargo da A. Baptista de Almeida (ABA), que volta a selecionar a CarmoForm para uma intervenção de referência a nível nacional. As duas empresas atuam ao abrigo da parceria estratégica que as une na construção de edifícios em altura em madeira.
Da construção original serão preservadas apenas as paredes exteriores. No interior, será criado um núcleo que dará origem a um pátio descoberto, potenciando a entrada de luz natural, a ventilação e a utilização dos espaços comuns.
De acordo com a Universidade de Coimbra, a futura residência tem como objetivos estratégicos reforçar a oferta de alojamento a custos acessíveis, adotar um conceito assente na flexibilidade e adaptabilidade dos espaços e promover elevados padrões de sustentabilidade e eficiência energética. A conclusão da obra está prevista para março de 2026.
Também David Simão, CEO da Portilame, destaca o contributo da industrialização para responder à procura crescente de alojamento académico. “Perante a pressão sobre o alojamento estudantil, a industrialização em madeira permite responder com rapidez, rigor e previsibilidade”, sustenta. Numa conjuntura marcada pela dificuldade em garantir prazos e qualidade de execução, defende que esta tecnologia assegura “mais controlo e menos risco, sobretudo em contexto urbano consolidado”, sublinhando, contudo, a importância de reconhecimento para ganhar escala e permitir “custos ainda mais acessíveis, sem comprometer conforto, eficiência e desempenho ambiental”.


www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício