A Renson alargou a sua gama de soluções de proteção solar para janelas de telhado, claraboias e outras superfícies envidraçadas horizontais ou inclinadas com o lançamento do Topfix Large. Concebido para superfícies até 30 m², este novo sistema combina uma estrutura mais leve com melhorias que simplificam a instalação e a manutenção.
O Topfix Large é uma nova versão do Topfix Max, integrada na gama de proteção solar da Renson. Ambos os sistemas se destinam a janelas de telhado, claraboias e outras superfícies envidraçadas horizontais ou inclinadas até 30 m² e incluem proteção contra o vento. O Topfix Large incorpora ainda melhorias no sistema de tensionamento, mantendo a lona devidamente esticada através da tecnologia Fixscreen.
Entre as principais novidades contam-se uma instalação mais simples, um peso inferior, um preço mais competitivo e uma versão solar, alimentada por energia solar. Para superfícies envidraçadas até 12 m², a gama inclui também os modelos Topfix e Topfix Solar.
Com capacidade para cobrir superfícies até 30 m² e dimensões máximas de 6 × 5 m, o Topfix Large integra uma caixa superior de 150 × 195 mm, calhas de guia laterais de 60 × 75 mm e uma barra inferior de 100 × 62 mm. É 35% mais leve do que o modelo anterior, o que facilita o manuseamento durante a instalação. Esta redução de peso resulta de uma conceção simplificada, da utilização de menos parafusos e de alterações na construção da caixa superior e do tubo de enrolamento da lona, sem comprometer a resistência nem a proteção contra o vento.
A instalação foi igualmente simplificada. O conjunto formado pela lona de proteção solar e pelas calhas de guia laterais encaixa nas bases de montagem previamente aparafusadas aos perfis da janela. Depois de colocado, é fixado com dois parafusos exteriores em cada base. Um parafuso central permite ainda ajustar ou reposicionar as calhas de guia laterais até 20 mm, garantindo o seu correto alinhamento perpendicular à caixa superior.
O sistema de tensionamento da lona também foi revisto. Em vez de ser aparafusada ao disco de acionamento da correia, localizado numa das extremidades do conjunto da lona, a correia passa a ser fixada através de um sistema de clipes. O sistema utiliza igualmente uma única correia, em vez das duas anteriores, simplificando a instalação e a manutenção e facilitando a desmontagem da lona. Esta configuração permite ainda evitar que uma eventual falha da correia provoque o desalinhamento ou danos na lona.
Tal como no Topfix Max, a caixa superior do Topfix Large pode ser instalada na parte inferior ou na parte superior da janela. A montagem na parte inferior é particularmente útil quando a superfície envidraçada se prolonga para além da cumeeira, evitando que a caixa superior obstrua o campo de visão. O sistema pode ser instalado pelo exterior, na parte superior da janela, ou pelo interior, por baixo da moldura, sem necessidade de encomendar componentes adicionais. Ambas as configurações de montagem são compatíveis com o sistema.
O novo sistema apresenta também um design de linhas simples e uma estética minimalista. Além dos tecidos Soltis, em poliéster, a Renson disponibiliza opções em tecido acrílico sem PVC.
Os dois modelos estão disponíveis em versões com alimentação elétrica através da rede e em versões Solar, alimentadas por energia solar. Nas aplicações em claraboias, a versão Solar dispensa a perfuração do telhado para a passagem dos cabos de alimentação do motor, uma vantagem para a preservação da estanquidade. Esta opção simplifica também a instalação e reduz a necessidade de ligações elétricas à rede.






www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício