Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
9º Encontro Nacional do Setor das Janelas e Fachadas

ANFAJE debate renovação dos edifícios, conforto 360º e futuro do setor na Concreta 2026

06/11/2026

A renovação urbana, a competitividade das empresas e o conforto dos ocupantes dos edifícios estarão em debate no 9.º Encontro Nacional do Setor das Janelas e Fachadas, promovido pela ANFAJE a 19 de novembro de 2026, na Concreta 2026, que se realiza na Exponor (Porto). No evento serão anunciados os vencedores dos Prémios Janelas Eficientes 2026.

Imagen

O programa decorre das 10h00 às 18h00, sob o lema ‘Futuro para o setor. Eficiência para os edifícios. Conforto para as pessoas’. A abertura, às 10h15, estará a cargo de João Ferreira Gomes, presidente da Direção da ANFAJE - Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes e Manuel Reis Campos, presidente da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

‘Eficiência para os edifícios’ é o mote do primeiro painel, que arranca às 10h40 com a sessão ‘A renovação dos edifícios portugueses e os desafios da eficiência energética’, com as participações de Sónia Oliveira, da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, José Manuel Sousa, da Ordem dos Engenheiros Técnicos, e Margarida Pinto, da ADENE. A discussão irá relacionar as necessidades de reabilitação com as opções técnicas que reduzem o consumo energético, melhoram o desempenho energético dos edifícios e aumentam o conforto dos seus ocupantes.

Às 11h30, Verena Oberrauch, presidente da EuroWindoor, aborda ‘A renovação dos edifícios na Europa’. A especialista dará a conhecer a perspetiva europeia, que ajuda a enquadrar os desafios portugueses, a comparar abordagens à renovação e a preparar o setor para a evolução das futuras exigências regulamentares.

Segue-se, às 12h00, a intervenção de Filipe Gattera, presidente do Fórum Ibero-Americano de Janelas, Portas e Fachadas, intitulada ‘A renovação dos edifícios como oportunidade para o setor ibero-americano’. A sessão vai discutir a cooperação entre empresas e a partilha de conhecimento sobre os diferentes mercados da Península Ibérica e América Latina, com necessidades distintas de renovação.

A presidente da EuroWindoor vai destacar a evolução das exigências regulamentares a nível da renovação dos edifícios

Janelas e fachadas, estratégicas para edifícios mais eficientes e confortáveis

O segundo painel, dedicado ao ‘Futuro para o setor’, acolhe, às 12h15, a mesa-redonda ‘O setor das janelas em 2030: eficiência, inovação e competitividade’. São esperadas as intervenções de Bruno Almeida, da Saint-Gobain Glass, Miguel Calado, da Rehau, Braz Mendes, da Cruzfer, Rui Salgueiro, da Soudal, e Pedro Santos, da Reynaers, empresas patrocinadoras do encontro. O debate irá cruzar as perspetivas de diferentes áreas da indústria sobre a evolução e inovação dos produtos e dos processos, analisando como responder às necessidades do mercado e reforçar a competitividade das empresas.

Já às 14h30, terá lugar a mesa-redonda ‘Conforto 360º – o impacto das janelas no bem-estar dos ocupantes dos edifícios’, que reúne as presenças de António Batalha, do CLASSE+, Nuno Simões, do Itecons, Rui Ribeiro, da Sociedade Portuguesa de Acústica, Helder Vilaça, da Associação Passivhaus Portugal, e o arquiteto João Quaresma. Integrado no terceiro e último painel do Encontro Nacional da ANFAJE, que se irá centrar no ‘Conforto para as pessoas’, o debate vai ligar o desempenho técnico das janelas às condições de utilização dos espaços e à sustentabilidade dos edifícios, valorizando o conforto térmico e acústico nas decisões de projeto, na escolha das soluções e na avaliação das intervenções.

Em destaque, às 15h15, terá lugar a cerimónia de entrega dos Prémios Janelas Eficientes 2026. A iniciativa organizada pela ANFAJE em parceria com a ADENE e o Classe+, distingue o mérito, a qualidade e o contributo das empresas e dos projetos para a valorização das janelas eficientes.

Por último, realiza-se a masterclasse ‘Ferramentas de IA para produtividade comercial e gestão de tempo’. Agendada entre as 16h00 e as 17h45, a sessão é conduzida por Pedro Caramez, que vai explicar como estas ferramentas podem contribuir para otimizar processos, aumentar a produtividade e simplificar tarefas do quotidiano laboral. Esta masterclasse pretende demonstrar como uma utilização mais estratégica das ferramentas digitais pode complementar os métodos tradicionais de venda e contribuir para uma maior visibilidade das empresas e das suas soluções.

A sessão de encerramento do 9.º Encontro Nacional do Setor das Janelas e Fachadas, estará a cargo de Braz Mendes, vice-presidente da ANFAJE.

Várias empresas do setor irão debater perspetivas sobre a evolução e inovação das janelas do futuro

O 9.º Encontro Nacional do Setor das Janelas e Fachadas pretende afirmar-se como um momento de referência para as empresas e os profissionais que procuram acompanhar a evolução do mercado, aprofundar conhecimentos e reforçar as suas parcerias com os diferentes agentes do setor. Em comunicado, a ANFAJE sublinha que a diversidade dos temas e dos intervenientes proporciona uma oportunidade para conhecer novas perspetivas, debater questões que influenciam diretamente a atividade empresarial e refletir sobre o papel das janelas e fachadas na construção de edifícios mais eficientes e confortáveis.

Defendendo que a presença de cada participante será importante para fortalecer a cooperação, partilhar conhecimento e preparar o setor para as transformações que se avizinham, a Associação convida todas as empresas e profissionais do setor a participar no evento, contribuindo para um debate alargado sobre os desafios e as oportunidades que se colocam à indústria.

Junte-se à reflexão sobre o futuro das janelas e fachadas, no Encontro Nacional da ANFAJE, inscrevendo-se AQUI.

Programa e Mais informações

A Revista NovoPerfil é media partner do 9.º Encontro Nacional do Setor das Janelas e Fachadas e dos Prémios Janelas Eficientes 2026.

REVISTAS

Induglobal, Unipessoal LdaA-OK MotorsDeceuninck Plastics Industries, N.V.ExpoSalão, S.A.Architect @ Work PortugalItecons

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    02/11/2026

  • Newsletter NovoPerfil PT

    26/10/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial