Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Prémios Novoperfil: o contributo essencial das janelas eficientes para fomentar a eficiência energética do País

Novoperfil31/05/2022

Janelas eficientes. Envolvente do edifício cada vez mais no topo das prioridades. E a aposta na eficiência energética para contribuir para um Portugal mais descarbonizado. Estas foram algumas das ideias partilhadas na conferência de lançamento dos Prémios Novoperfil: Janelas Eficientes, que decorreu, online, na tarde de 26 de maio. A iniciativa serviu para apresentar detalhadamente os Prémios Novoperfil, os seus objetivos e prazos de candidaturas.

Imagen

As candidaturas já estão abertas e decorrem até dia 29 de julho. Esta é uma organização da Novoperfil, em estreita colaboração com o sistema CLASSE+, da ADENE - Agência para a Energia, e com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (ANFAJE).

A sessão de abertura do evento, moderado pela jornalista e diretora da Novoperfil, Ana Clara, contou com a intervenção de Nelson Lage, Presidente da ADENE – Agência para a Energia, que realçou a importância de do CLASSE+, uma das iniciativas desenvolvidas pela ADENE para a eficiência e transição energéticas, “um sistema de etiquetagem de produtos na área das janelas, que permite ao consumidor uma escolha informada, de produtos mais eficientes que promovam o conforto, a eficiência e a poupança”.

“A intenção da ADENE com o CLASSE+ é clara: pretendemos aumentar a eficiência energética da envolvente dos edifícios, onde se concentra cerca de 60% do consumo energético associado aos edifícios. Quando promovemos a reabilitação dos edifícios com janelas eficientes CLASSE+ podemos contribuir para a redução de mais de 50% de desperdícios de energia associados às janelas do imóvel. Conseguimos, assim, que as ações neste setor das janelas estejam alinhadas com o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030), programa este que prevê uma redução entre 45 e 55% nas emissões de gases com efeito de estufa do País”, lembrou o responsável.
Por outro lado, “conseguimos estar alinhados com as metas da neutralidade carbónica para 2050, contribuindo assim para que Portugal atinja esta neutralidade carbónica esperada até esta data. São estes os compromissos daqueles que em Portugal assumem o compromisso no combate às alterações climáticas e para os quais, a ADENE e os parceiros do CLASSE+, com o seu trabalho contribuem diariamente”.
Nelson Lage referiu ainda que com o contributo das janelas eficientes, que são fundamentais para fomentar a eficiência energética e a descarbonização do parque edificado, “enaltecemos a iniciativa da revista Novoperfil, que estamos certos, muito ajudará a dinamizar o setor e o aumento consistente da sua eficiência, através do reconhecimento das boas práticas e projetos inovadores”.
João Gomes, Presidente da ANFAJE, considerou que esta primeira edição dos Prémios Novoperfil “é um grande desafio”. “Estamos perante dois projetos ganhadores – a Novoperfil e o CLASSE+ - dos quais nos devemos orgulhar, e os quais a ANFAJE tem vindo a apoiar desde o primeiro momento. Por um lado, o lançamento da revista Novoperfil, em Portugal, a única revista dá voz a um setor que envolve toda a envolvente do edifício. E estes prémios irão potenciar as empresas que aderiram igualmente a outro projeto ganhador, e no qual a ANFAJE esteve desde o início (o CLASSE+), gerido e desenvolvido pela ADENE. Neste sentido, a ANFAJE aceitou, desde o primeiro momento, e de uma forma muito ativa, apoiar estes Prémios”.
Acrescentou que esta “é uma oportunidade muito grande de as empresas que já fazem parte do CLASSE+, poderem vir a apresentar projetos nos quais têm vindo a utilizar a etiquetagem energética, por outro lado, dar a conhecer ao setor e que ainda não fazem parte do CLASSE+, quais as vantagens de aderirem a este sistema da qualidade energética das suas janelas”.
Candidaturas aqui

Candidaturas aqui.

Por outro lado, disse João Ferreira Gomes, “nós, como setor, temos vindo a ser desafiados com todos os programas de incentivo que têm acontecido em Portugal, por iniciativa da gestão de vários Governos, através do Fundo Ambiental, e que esperamos que continuem sob o ‘chapéu’ do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”. “Nada melhor do que estes prémios para incentivarmos as melhores práticas das empresas portuguesas, que estão a dar o seu melhor, que têm tido uma resiliência muito grande, num cenário macroeconómico muito difícil, desde a pandemia, agora com o problema das matérias-primas e da guerra (na Ucrânia), mas que têm resistido de forma muito positiva, e que têm agarrado todas as oportunidades que o mercado tem posto à sua disposição”.

Seguiu-se a intervenção de Ana Salgueiro, do Fundo Ambiental, que apresentou os resultados provisórios da segunda fase do programa ‘Edifícios + Sustentáveis’, que, recordamos, encerrou a 2 de maio, com uma dotação global de 96 milhões de euros, decorrente dos vários reforços que foram efetuados ao longo da execução do mesmo.

“Estamos numa fase em que neste momento o Fundo Ambiental, juntamente com a tutela, e com o apoio da ADENE, encontra-se neste momento a avaliar as candidaturas já submetidas ao programa e a fazer a análise e tratamento desta informação”, explicou.

A responsável elencou que, à data de 20 de maio, os dados atuais são os seguintes: foram submetidas 106133 candidaturas, em avaliação estão 28368, candidaturas em pedido de esclarecimentos são 3918, candidaturas elegíveis mais de 44 mil, sendo que não elegíveis são cerca de 22 mil e candidaturas pagas 30143 (com um valor de financiamento associado de 50, 3 milhões de euros). “Números que serão rapidamente ultrapassados”, disse Ana Salgueiro. Veja, no vídeo da sessão abaixo, mais detalhes sobre a apresentação.

No universo de candidaturas submetidas, e por tipologia, destaque para as Janelas Eficientes com Classe ‘A+’ (Tipologia 1) que contam com 26181 candidaturas, sendo que a liderar está a Tipologia 3 (Sistemas e equipamentos eficientes que recorram a energia renovável), com 38974, seguindo-se a Tipologia 4 (Painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo) com 35804 candidaturas.

Xavier Bohigas, Diretor da Revista Novoperfil Espanha (Grupo Interempresas Media, e da qual faz parte a Induglobal, editora portuguesa a que pertence a Novoperfil Portugal), partilhou neste evento a experiência do país vizinho na imprensa técnica especializada na área da envolvente do edifício.

Um projeto de sucesso que, em Espanha, conta com mais de 30 anos no mercado editorial da imprensa técnica e parabenizou a Novoperfil em Portugal pela “ideia de organizar os Prémios Novoperfil” e augura “um sucesso”. “Contem connosco, desde Espanha, para vos apoiar, sobretudo, porque os desafios que temos pela frente, a nível da eficiência energética dos edifícios, são muito interessantes e motivadores, em benefício da sociedade e da nossa qualidade de vida”.

Destaque ainda para a intervenção de Carolina Costa, Gestora do CLASSE+, que fez uma apresentação sobre o sistema de etiquetagem da ADENE, tendo-se seguido a apresentação de um caso de sucesso, por Pedro Fraga, da empresa Boavista Windows, que deu a conhecer a Quinta Ecológica da Peneda, localizada junto à serra Peneda Gerês, dedicada à agricultura orgânica, e para o qual a empresa colaborou com a promotora, propondo sistemas de caixilharia em fibra de vidro com Classe A+, como o sistema BWTT60.

O final do evento contou com a apresentação dos Prémios Novoperfil, a cargo de Ana Clara, nomeadamente detalhando aspetos sobre como as empresas se podem candidatar e fornecendo informações mais técnicas associadas a cada prémio e categoria.
Veja o vídeo da sessão:

Saiba tudo sobre os Prémios Novoperfil, aqui.

Consulte o Regulamento aqui.

REVISTAS

Siga-nosA-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial